quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

15 Estudo das Deusas


Estudo das Deusas – Arquétipos
Despertando a Intuição Através do Ancestral Feminino
Desenvolvimento da Pesquisa: "Oráculo Sagrado das Deusas por Kris Waldherr"


O feminino divino tem sido reverenciado através das eras com base no conhecimento das deusas, divindades que representam aspectos essências onde nos oferecem à chance de aprender e desenvolver habilidades intuitivas, um conhecimento interior que muitas vezes nos mantém protegidas e seguras.
Se usarmos a sabedoria padrão de que o feminino representa, o princípio receptivo “Yin” e o masculino ativo “Yang”, então devemos ter a consciência de que o pensamento reflexível por natureza é feminino... Porém, é necessário que este desperte e se desenvolva dentro de nós como grandes deusas mães e doadoras da vida eterna...

  •      Conhecendo as Deusas


Abeona - Deusa das Partidas; Expansão, Proteção e Despedidas.

Reverenciada na Roma antiga, cuidava daqueles que davam seus primeiros passos, ajudando-os a colocar um pé em frente ao outro... Também abençoava e protegia a todos que saiam de suas casas para sua própria caminhada no mundo.


Mensagem: Além de sua casa existe um mundo a ser descoberto, explore-o !


**********

Aditi – Mãe do Espaço; Criação, Universo e Sustento.

 Reverenciada na Índia como deusa criadora da vida, seu nome se traduz como “ilimitado”, esta deu a luz aos planetas e estrelas, por sua vez deu origem ao que consideramos realidade... Deusa benigna tem seus filhos conhecidos como “aditias”, esses são associados aos doze meses do ano simbolizando os signos dos zodíacos, que segundo os hindus, controlam o destino.

Mensagem: Os seus pensamentos criam a realidade, tenha consciência do que você escolhe.

**********

Aine – A Rainha das Fadas; Amor, Luz e Magia.

Esta deusa irlandesa era cultuada em noites de verão, associada ao sol e a lua tem sua popularidade reconhecida pelos santuários em todo mundo celta... Por vez acredita-se que devido à forte influência do cristianismo na idade média os cultos a esta deusa tem sido desestimulado... Mesmo assim seus poderes ainda são reconhecidos por muitos... Porém, encontramos diversidades nas histórias de Aine; alguns seguidores a transformaram em “Leannan Sidhe”, uma rainha das fadas, por meio de seus encontros com mortais, sugerindo o poder do amor para espalhar a magia pelo mundo terrestre... Outra história diz que esta deusa leva seus parceiros a uma morte extasiante, sugerindo diabruras com seus poderes.

Mensagem: A magia está no ar! Descubra um modo de estimulá-la.

**********

Ajysit - Deusa do Nascimento; Destino, Almas e Nascimento.

Reverenciada pelos Yakut na Sibéria... Acredita-se que esta divindade servia como parteira e mãe espiritual, se materializava durante o nascimento de uma criança para aliviar o sofrimento “daquela,  doadora da vida”, levando-lhe saúde e proteção. Muitos acreditam que Ajysit possuía um livro do destino, carregando-o consigo sempre ao presenciar uma nova alma que nascia, como um registro para cada alma, como dádivas únicas... Uma parteira como Ajysit nos leva proteção, confiança e segurança ao aliviar as dores e sofrimentos do parto.

Mensagem: Procure um auxílio que apareça quando você mais precisar dele.

**********

Amaterasu – Céu Brilhante; Expansão, Luz e Reflexo.

Considerada uma divindade suprema do Xintoísmo (doutrina praticada principalmente no Japão) é vista como uma deusa benévola solar por brilhar ao reflexo da luz. O mito conta que Amaterasu se escondeu em uma caverna por não suportar seu irmão Susanno, uma divindade raivosa e destruidora, porém, Amaterasu saiu da escuridão ao ser atraída para fora e ver seu reflexo brilhante no espelho... Até hoje usam espelhos como símbolos  em seus santuários.

Mensagem: O seu destino é brilhar, vá para o mundo e irradie a luz. 
**********

 Annapurna – Deusa da Colheita: Nutrição, Generosidade e Colheita.

Reverenciada pelos hindus, esta divindade está ligada a criação do alimento para nutrição... Uma divindade suprema, sempre lembrada em festivais de colheitas. O mito conta que este banquete pode vir em forma de alimento/comida ou de oportunidade para alimentar nosso espírito.
Mensagem: Uma colheita o (a)  aguarda, usufrua com sabedoria.


**********

Anuket – A que Abraça: Água, Prosperidade e Fertilidade.
Divindade egípcia, esta é associada com a prosperidade e fertilidade do rio Nilo, reconhecida como deusa doadora da vida era venerada durante a enchente anual do rio Nilo com um grande festival de agradecimento, oferendas como ouro e objetos valiosos eram lançadas ao rio (...).
Mensagem: Sua vida será inundada de bênçãos.

**********


Astarte – Rainha do Céu: Eternidade, Estrelas e Sexualidade.
Divindade Assíria, reconhecida como rainha dos céus e adorada como regente das estrelas, segundo a crença estas eram associadas aos espíritos radiantes dos mortos, o que a confere também como deusa da guerra. Para muitos Astarte é uma reencarnação de Afrodite (deusa grega da fertilidade) remetendo esta deusa também ao poder divino da sexualidade e amor...
Mensagem: Veja o passado como uma lição e siga adiante com amor.
**********
 
Atena – Deusa da Sabedoria: Brilho, Razão e Independência.
Na mitologia Clássica, Atena era filha de Zeus, que a teve sozinho, sem intervenção feminina. Ela nasceu da cabeça do grande deus, totalmente armada, pois segundo o pensamento dos criadores do mito, se a mulher gera através da barriga, é da cabeça dos homens que saem as suas criações.
Atena permaneceu virgem. Conta-se que teve um filho do seguinte modo: foi visitar Hefesto à sua forja, a fim de se prover de armas. O deus, abandonado por Afrodite, apaixonou-se por ela logo que a viu. Hefesto tentou ter relações com a deusa, que fugiu para manter sua virgindade. O sémen do deus, entretanto, caiu sobre a perna de Atena. Enojada, a deusa limpou-se com lã, que lançou para a terra. Foi da terra assim fecundada que nasceu Erictónio, que foi criado por Atena, escondido dos outros deuses, que quis torná-lo imortal. Atena colocou-o numa arca, guardado por uma serpente e confiou-o às filhas de Cécrope (Rei de Atenas), mas estas abriram a arca e viram Erictónio. Atena enlouqueceu-as e elas atiraram-se ao mar. Erictónio, mais tarde, tornou-se rei de Atenas. Deusa virginal da vitória e do combate, sua historia nos encoraja a pensar de modo independente.
Mensagem: Seja independente ouvindo a sabedoria que existe dentro de você.

**********

Baba Yaga - Deusa da Mudança: Ciclo de Vida, Força e Velhice.
Nos contos russos Baba é representada como uma bruxa má devoradora de crianças, originalmente esta divindade representa os ciclos da vida, no folclore húngaro encontramos Baba Yaga como uma fada boa.
A palavra Baba significa anciã e  remete o medo de enfrentar a passagem da vida, deve-se aprender a olhar além das aparências.
Mensagem: Não tema as mudanças da vida, não importa o quanto sejam assustadoras.
**********

Bastet – Deusa dos Gatos: Felicidade, Fertilidade e Amor.
Deusa egípcia, Bastet é representada com uma cabeça de gato, animal adorado e sagrado desta divindade. Registros deste período mostram que os templos destinados a esta deusa eram o lar de centenas de gatos, cuidados pelos seus seguidores... O mito deve-se ao fato destes animais serem incrivelmente férteis dedicadas e afetuosas. Além de encontrarem a felicidade de modo simples e inesperado, uma nuvem de poeira que se cria no ar, uma folha ao vento...  Esta deusa nos convida a encontrar a alegria de forma simples e inesperada.
Mensagem: Tenha a despreocupação de um gato.

**********

Benzai-tem – Deusa dos Talentos: Riqueza, Felicidade e Dom Artístico
O reino de Benzai fica próximo das belas águas do Lago Biwa, o mito conta que esta divindade japonesa se casou com um “rei dragão” sendo capaz de domá-lo através de seu amor, acredita-se então que Benzai atrai riqueza e felicidade... A sílaba do meio de sue nome “zai” significa talento ou riqueza em japonês, por vezes esta deusa é retratada com oito braços, o que simboliza seus múltiplos talentos e generosidade.
Mensagem: Os seus talentos podem lhe trazer riquezas, busque as oportunidades.

**********



Berchta – Deusa do Destino: Destino, O lar e Inverno.
Esta deusa alemã foi associada à habilidade de transformar a fibra em fio de linho, reconhecida dessa forma como hábil para tecer o fio do destino... Alguns dizem que Berchat aparecia como uma mulher jovem, outros dizem que esta aparecia como uma anciã, isto afirma a capacidade desta divindade em incorporar o passado e o futuro, por outro lado durante a era medieval foi considerada uma feiticeira por possuir tal poder.
Mensagem: As sementes do futuro já existem dentro de você, descubra a serenidade à medida que ela se desenvolve.
**********

Brigit – A Flecha Flamejante: Poesia, Dons Artísticos e Fogo.
Os inúmeros nomes da Deusa originaram-se nos vários locais de seu culto, assim como suas representações: Breo Saighit, a Flecha Ardente celta, o nome que melhor representa o poder da sua chama sagrada. Tão diverso quanto seus nomes, são seus títulos que descrevem seus atributos: Brigid, a Vitoriosa, guerreira imortal, rainha do povo das fadas, mãe das canções e poesias, senhora das fontes... Chama do coração das mulheres, fogo que arde sem cinzas, mãe da sabedoria, deusa da cura com manto verde e voz doce.
Mensagem: Esteja pronta para arder em inspiração.
**********

Cibele – Senhora dos Animais: Terra e  Montanhas e Natureza.
Entre as divindades saudadas pela cultura frigia, destaca-se Cibele (em frigio Matar Kubileya/Kubeleya - "Mãe da Montanha"; Kubaba; do grego  KybeleKybebe ou Kybelis), grande deusa da maternidade e da fertilidade. Segundo as lendas, Cibele personifica a terra fértil, é deusa das cavernas e montanhas, muralhas e fortalezas, natureza e dos animais selvagens. Ficou conhecida pelos gregos como Mãe da Montanha, aludindo aos Montes Ida, Díndimo e Sipilo (em turco, Spil Dağı), na Anatólia. Também é aclamada como Mãe dos Deuses, ou Deusa Mãe. Apesar de seu culto ter iniciado na região da Ásia Menor, espalhou-se por diversos territórios da Grécia Antiga.

Mensagem: Reconheça a sua natureza animal.

**********
Danu – Deusa do Conhecimento: Sabedoria, Prosperidade e Liderança.
Considerada a maior Deusa Mãe da mitologia celta. Seu nome "Dan", significa conhecimento, tendo sido preservada na mitologia galesa como a deusa Don, enquanto que outras fontes equipararam-na à deusa Anu. Na Ibéria, a divindade suprema do panteão celta é considerada a senhora da luz e do fogo. Era ela que garantia a proteção e a justiça. Dana ou Danu também é conhecida por outros nomes: Almha, Becuma, Birog, ou Buan-ann, de acordo com o lugar de seu culto.
Mensagem: Use seu conhecimento para prosperar, você tem os instrumentos.
**********

Deméter – A Mãe: As Estações, Maternidade, Perda.
Deusa grega e da colheita, considerada o arquétipo da deusa mãe tríplice... Sua historia ofereceu consolo através das eras para as mães de todos os lugares do mundo. Teve sua filha Perséfone raptada  para o reino subterrâneo de Hades,  que a desposou. Deméter, sua mãe, saiu de Olimpo para procurá-la e excomungou a terra por abrir passagem para Hades. Enquanto Deméter esteve fora de Olimpo, a terra tornou-se estéril, os animais morreram, o arado quebrou e os grãos não germinaram.
Mensagem: Honre o carater divino de sua dor e a primavera retornará.

**********
Erzulie – Deusa do Luxo: Sensualidade, Amor e Riqueza.
Erzulie Freda, o aspecto de Erzulie, é o espírito do amor, beleza, jóias, dança, luxo e flores. Os homens homossexuais são considerados sob sua proteção especial. É frequentemente vista como uma mulher bonita de grande riqueza, vestindo quantidades excessivas de jóias. Seu símbolo é um coração e seus sacrifícios favoritos incluem jóias, perfumes, tortas doces e licores.
Mensagem: Lance mão do luxo para suavizar seu coração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário