quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

02 História da Dança do Ventre

Esta arte é conhecida como Raks Sharki, que quer dizer dança oriental ou dança do oriente. Com o passar do tempo a dança sofreu várias modificações como passos mais sofisticados e traduções, para a América o nome dança oriental pode significar dança japonesa, chinesa, tailandesa.(...) por isso nos EUA recebeu o nome de Belly Dance e no Brasil Dança do Ventre. Em outras regiões podemos encontar com outros nomes e significados; no Egito é chamada de Raqs El Sharq ou Raqs Sharqy, que significa dança do oriente ou dança do leste, na Grecia é chamada de Chiftitelli, na Turquia de Rakkase, na França Dance du Ventre. Esta dança chegou ao ocidente no século XIX sendo considerada uma das artes mais antigas da história das civilizações.

Um ritual sagrado que atravessou décadas, desde da antiguidade esta arte sobrevive conquistando cada vez mais admiradores e amantes através de seus encantos. A dança do ventre se traduz através de uma expressão artística e individual, onde sua praticante demonstra sua feminilidade em um conjunto de movimentos únicos e em uma perfeita sintonia, proporcionando encantamento e prazer não apenas para a bailarina que a executa, mas também para quem a assiste.

Algumas antigas civilizações utilizavam a dança como uma forma especial de cultuar seus deuses e deusas, nos antigos templos a dança era uma condição propícia ao transe, podendo levar suas praticantes a uma comunicação direta com o mundo espiritual. Em pesquisas podemos perceber que suas origens são remotas, podendo encontrar registros antigos desta arte em várias regiões, todas elas marcadas com rituais e oferendas praticados através desta dança.


Abaixo, civilizações que se têm os registros mais antigos como praticantes desta arte.

  • Suméria: Uma das mais antigas civilizações localizava-se ao extremo sul da Mesopotâmia, entre os rios Tigres  Eufrates. Esta atríbuida à invenção da escrita cuneiforme, a mais antiga forma grafada para representar os sons das línguas. Um povo extremamente religioso e possuidores de muitos templos, por haver junção entre politica e religião seus templos eram imensas bibliotecas, deixando grandes contribuições para a história.


  • Mesopotâmia: Cultuavam as forças da natureza, acreditavam na imortalidade e na existência de demônios, espíritos maus que causavam doenças e desgraças, onde deveriam ser expulsos em rituais de magias. Especula-se que existia a prática da prostituição sagrada, onde as sacerdotisas mantinham relações sexuais com qualquer homem com o objetivo de abençoar os seres humanos, pois acreditavam estarem possuídas por divindades nestas ocasiões.


  • Assíria: Localizada ao norte da Mesopotâmia, em atual território Iraquiano e Sírio, eram conhecidos por seus costumes bárbaros e cruéis, bem como excelentes guerreiros seguiam a base da religião suméria, porém existia um grande desvalorização da mulher em sua sociedade, com exceção das rainhas que viviam em plena riqueza e tinham acesso ao estudo.


  • Babilônia: Localizada as margens do rio Eufrates, foi a capital mais famosa de toda a Mesopotâmia, sucessos atríbuido as sua belas construções e seu esplendor cultural. Nesta sociedade a base social estava ligada a família, onde os matrimônios  deveriam se estabelecer de forma estável e duradoura. Embora os babilônios sejam criticados nas culturas judaíco/cristãs, as crenças religiosas deste povo influenciam diversas religiões do mundo antigo e atual. Principalmente na prática de comunicação entre vivos e mortos.


  • Egito: As civilizações egípcias encantam e fascinam pessoas de todo o mundo por suas construções grandiosas e seus conhecimentos na arquitetura, grandes pirâmides, câmaras funerárias, técnicas de mumificação, além de outros grandes desenvolvimentos, tais como, complexas cirurgias, pinturas, escritas através de hieoglíflicos e seus grandes rituais praticados com danças. Ainda hoje esta civilização e suas práticas permanecem um grande mistério para os pesquisadores e para muitos amantes desta rica civilização, tais conhecimentos e avanços desempenhados para a época, foram obras de seres ainda desconhecidos por nós.


  • Fenícia: Sua localização está no atual Líbano, porém, a origem desta antiga civilização ainda é desconhecida. Sabe-se que por volta de 3.000 a.C. estiveram subordinados ao Egito, mesmo assim conseguiram a expansão pelo Mediterraneo através de seu seu desenvolvimento comercial. A religião baseava-se em cultos as forças naturais divinas, seus rituais incluíam sacrifícios de animais e em alguns povoados de seres humanos.


  • Pérsia: Importante civilização do oriente, chegando a reunir povos de diferentes origens e culturas. Seu governo era monárquico e sua religião seguia uma doutrina cuja visão do universo apresentava uma força vinda do bem, acreditava-se também em extra terrestres, estes não tinham o habito de erguer templos e sua escrita era cuneiforme, de origem Mesopotâmia. 


Independente de culturas e/ou crenças a dança era uma ligação entre o mundo material e espiritual, uma suprema e criadora energia capaz de modificar o universo. Os deuses e deusas poderiam ter nomes ter nomes diferentes e aparências distintas, conforme a personalidade que representavam em uma sociedade, mas os movimentos corporais expressados em rituais eram executados quase que de forma coreografada por civilizações diferentes.

O objetivo de todas as antigas civilizações eram comum, alcançar a plenitude e o divino com grandes rituais oferecidos ao mundo espiritual, muitas vezes através da expressão de seus corpos em movimento.

Atualmente esta arte é desempenhada por inúmeras bailarinas em vários países, mesmo passando por diversas influências, os estudos para o desenvolvimento de técnicas corporais são cada vez mais procurados por suas praticantes, em um contínuo processo de desenvolvimento artístico e espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário