quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

03 Benefícios da Dança



A dança do ventre exige que a bailarina trabalhe todo o corpo, tonificando e fortalecendo os músculos, aprimorando sua capacidade respiratória e obtendo uma melhora em sua postura.





Correção e Melhora da Postura
Para execução dos movimentos é necessário obter um alinhamento entre as curvaturas cervical e lombar da coluna vertebral, para o desenvolvimento desta arte é indispensável avaliar e corrigir a postura da bailarina, o treinamento repetitivo proporciona que o corpo vá se acostumando à correta e melhor postura, não apenas na dança, mas também no dia a dia.

Fortalecendo e Tonificando e  Músculos
A dança do ventre tem como característica marcante a repetições de seus movimentos, estes devem ser executados por todo o corpo, combinando movimentos de contração e relaxamento dos músculos, o que exige dedicação e treino para que o corpo execute com perfeição os comandos, com o tempo o corpo vai adquirindo flexibilidade, equilíbrio e força tornando-se mais ágil e com uma maior tonicidade.

Músculos Faciais
Em uma apresentação, a bailarina terá um diferencial exibindo uma bela expressão facial, um detalhe em seu olhar, um sorriso (...). Para isto é preciso também treinar seus músculos faciais, para obter uma bela uma bela expressão em seu rosto.

Modelando a Cintura, Glúteos e Coxas
Com intensos treinos direccionados aos movimentos; batida básica egípcia e libanesa, obtêm-se o mesmo resultado de abdominais oblicos laterais, proprocionando um contorno mais feminino na região da cintura. Outro movimento importante é o de rotação que envolvem separadamente o quadril e o tronco, estes, além do desenvolvimento de massa muscular nesta região, as coxas ficam mais fortes, os glúteos firmes e tonificados.

Músculos Abdominais
A postura correta é essencial para o desenvolvimento dos músculos abdominais, a bailarina pode facilitar a flacidez e o acumulo de gordura no baixo ventre por não terem uma consciência corporal. Para isto é necessário não sobre carregar a coluna lombar e estar com os músculos do abdomem sempre contraídos em seus treinos , dessa forma estará livre de dores lombares e daquela barriguinha indesejada.

Fortalecimento dos Braços
Um dos movimentos mais desempenhados pela bailarina é a ondulação dos braços, para desempenhar este encantamento com eficácia é necessário o fortalecimento de todo o conjunto funcional para execução deste passo, trabalhando os movimentos delicados dos dedos, mãos, punhos, braços, antebraços e ombros. Toda a extensão do braço é trabalhada com imensa energia para transparecer leveza em seu movimento. Uma combinação perfeita que exige treino e dedicação da bailarina, no decorrer dos treinos conseguimos perceber claramente o desenvolvimento e fortalecimento destes músculos.

Melhora na Capacidade Respiratória
Como todo o exercício físico é necessário o controle voluntário do diafragma para um melhor desempenho, durante o desenvolvimento da dança o fluxo respiratório aumenta, resultado dos reflexos e impulsos enviados ao sistema nervoso central. Para isto é necessário o controle dos músculos que atuam na respiração, com treino o organismo vai se adaptando as novas condições, melhorando assim a capacidade respiratória.

Diminuição das Cólicas Menstruais
No caso das cólicas primárias, aquelas não que não estão associadas com diagnósticos patológicos, tais como; endometriose, inflamações, miomas, entre outras... Estas são facilmente eliminadas, devido a contração e relaxamento dos músculos que envolvem toda a estrutura abdominal e assoalho pélvico.
  • Sejam cólicas primárias ou secundárias (associadas às patologias), deve-se sempre estar em dia com os exames periódicos, esta atentas para  quaisquer mudanças apresentadas em nosso organismo e procurar orientação de um especialista sempre que necessário.

Função dos Ovários
Alguns passos desempenhados na dança proporcionam um massageamento dos órgãos internos, um camelo executado de forma correta estimula o funcionamento dos ovários, tubas uterinas e útero, o trabalho de compressão constante desses órgãos resultam em benefícios que vão desde da regularidade do ciclo menstrual até a produção de hormônios.

Circulação Sanguínea
Como em qualquer outra atividade fisíca os músculos quando trabalhos precisam de grande circulação sanguínea, nutrientes, oxigênio, hormônios, alongamentos e descansos para sua recuperação. "O fluxo de sangue circulante no corpo desenvolve mais força; o coração trabalha num ritmo mais acelerado. A prática constante e disciplina faz com que organismo desenvolva mecanismo adaptativos a essa situação" (Patrícia Bencardini, Dança do Ventre - Ciência e Arte. Ed. Baraúna, São Paulo, 2009).

Desenvolvimento da Coordenação Motora
Mulheres iniciantes nesta prática aprendem os movimentos de forma isolada, trabalhos desenvolvidos separadamente por membros, apenas com braços, tronco ou quadril. Para as mais avançadas os estudos começam a ser modificados, a bailarina aprende a desenvolver um trabalho em conjunto, por exemplo quadril, tronco e braços em só conjunto... para estes passos a coordenação motora é primordial, para que a dança não se transforme em algo visivelmente poluído com a introdução de vários movimentos. Com treino é possível transformar tais combinações em algo sutil e harmonioso.

Desenvolvimento e Crescimento da Auto Confiança e Auto-estima

Através da dança, o inconsciente trabalha o resgate da essência feminina despertando a mulher para o contato com as energias telúricas do próprio ventre, em sua força seu papel é transformador e curativo, melhorando assim sua vida cotidiana no inconsciente de sua redescoberta como doadora da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário